Menu
CONSÓRCIO DE MOTO: MITOS E VERDADES

13/05/2020

CONSÓRCIO DE MOTO: MITOS E VERDADES

Consórcio é um assunto cercado de mitos. É hora de jogar as principais inverdades por terra e descobrir quais informações merecem seu crédito.


O consórcio é uma associação de pessoas físicas ou jurídicas que se unem com a finalidade de financiar coletivamente o alcance de um objetivo em comum. Em outras palavras, indivíduos e instituições se juntem dispõem de recursos financeiros para facilitar a compra de serviços ou produtos, como motocicletas, carros, casas, etc.

 

Criado no Brasil em 1962, o consórcio se consolidou como uma maneira segura, simples e econômica de adquirir bens. De lá para cá o consórcio se difundiu e conquistou espaço, mas o assunto ainda é permeado de mitos.

 

Para saber quais informações são confiáveis e jogar por terra as inverdades acerca dos consórcios, preparamos um texto desmistificando as principais questões sobre o assunto. Vem com a gente!

 

Consórcio não tem juros

 

Verdade. A compra do bem ou serviço que é objeto do contrato é feita com o valor de contribuição dos próprios participantes e, por isso, o consórcio não tem juros. Existe uma taxa de administração destinada à administradora do consórcio, entidade responsável por organizar as assembléias e assegurar os direitos e deveres dos participantes, garantindo que o contrato seja fielmente cumprido. Cumpre salientar que a Administradora deve ser autorizada pelo Banco Central.

 

Você conta apenas com a sorte para ser contemplado

 

Mito. Você de fato pode ser contemplado através de sorteio, entretanto pode dar um lance para adquirir o bem. Se o participante dispõe de capital para fazer uma oferta, ele pode fazê-lo. Há o lance livre, no qual o integrante do consórcio pode ofertar o valor que quiser e o lance fixo, com percentual definido pela administradora em consórcio. Quando mais de um consorciado dá o mesmo lance, a definição do contemplado é feita por meio de sorteio.

 

O valor do contrato é atualizado

 

Verdade. Muitas pessoas não sabem, mas o valor do contrato é sempre corrigido e atualizado conforme o mercado. Com o passar do tempo, as motos passam por melhorias, os modelos são renovados e isso influencia no preço do bem. É justamente essa atualização do valor que vai garantir o poder de compra do participante do consórcio quando ele for contemplado. Apesar disso, não há um padrão na correção monetária e atualização dos valores. Cada administradora tem seus próprios critérios e esse detalhe deve ser checado na minuta.

 

A contemplação é rápida

 

Mito. Não há como prever se você será um dos primeiros ou um dos últimos a serem contemplados. Consórcio é uma forma segura de investimento coletivo, na qual um grupo com um objetivo em comum financia mensalmente a conquista desse objetivo. Sempre haverá os que serão contemplados mais rápido do que outros. Tenha em mente que mais cedo ou mais tarde você será contemplado, seja por lance ou sorteio. O consórcio geralmente é para pessoas que não têm pressa, mas você pode aumentar suas chances de agilizar o processo se planejando para dar bons lances para antecipar o bem.

 

Você precisa receber exatamente o bem constante no contrato

 

Mito. O valor que consta no contrato serve como referência. Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito de valor equivalente ao bem, porém, o participante do consórcio pode escolher o modelo que desejar, desde que o bem pertença à mesma categoria descrita no contrato. Se você fez um consórcio de motocicleta, terá que utilizar a carta de crédito para adquirir uma motocicleta. Se fez um consórcio imobiliário, terá que adquirir um imóvel e assim por diante.

 

 

Gostou do artigo? Ainda tem alguma dúvida em relação aos consórcios? Comente conosco que teremos o maior prazer em esclarecer. Até a próxima parada!

 
COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • Qual é a importância do capacete durante a pilotagem?

    29/06/2020

    Qual é a importância do capacete durante a pilot...

    O capacete não um acessório qualquer. Ele é um item crucial para a seguran�...

  • 9 vantagens de fazer um consórcio para conquistar sua primeira moto

    07/08/2020

    9 vantagens de fazer um consórcio para conquistar...

    Não importa se você planeja ter sua moto própria para lazer ou trabalho. O ...

  • Elite 125 ou PCX 150? Qual scooter melhor me atende?

    20/04/2020

    Elite 125 ou PCX 150? Qual scooter melhor me atend...

        Scooters são motocicletas leves e descomplicadas. De pilota...